PLANO DE AULA 01 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 1
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Compreender o que é PEA (População Economicamente Ativa), através da divisão dos setores econômicos;
· Analisar os fatos que podem causar o desemprego, dando exemplos do nosso país, citando a inserção da robotização;
3) Objetivos de domínio afetivo
· Ajuda o aluno a entender o alto índice de desemprego ou de falta de oportunidade de emprego no país;
4) Conteúdos Planejados
· Definição e características do PAE;
· Motivos causadores do desemprego e os tipos de desemprego;
· O desemprego causado pela robotização no mundo moderno;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
· TV Pen drive;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Introdução ao conteúdo – 5 a 10 minutos;
· Interpretação do conteúdo através da aula expositiva no quadro negro e imagens pela TV pen drive, mostrando as atividades relacionadas aos setores primários, secundários e terciários do mercado de trabalho – 10 a 25 minutos;
· Conclusão do conteúdo, ressaltando os fatos atuais que estão ocorrendo em relação à robotização, e o aumento das exigências do trabalho qualificado;
· Aplicação do conteúdo através do debate em sala – 25 a 35 minutos;
· Atividade elaborada – 35 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
· CAMARANO, Ana Amélia, PASINATO, Maria Tereza, KANSO, Solange e VIANNA, Carol. Os jovens Brasileiros no Mercado de Trabalho in: IPEA, Boletim do Mercado de Trabalho, n. 21, Rio de Janeiro, 2003.
PLANO DE AULA 02 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 2
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho: Inserção da criança e da mulher
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Entender os motivos da elevação do número de crianças no mercado de trabalho;
· Compreender os motivos da elevação do número de mulheres no mercado de trabalho.
3) Objetivos de domínio afetivo
· Alertar ao aluno as possíveis realidades que podem ocorrer com o próprio se caso ele começar a trabalhar antes da hora;
· Ajuda o aluno a entender os motivos de sua mãe sentir a necessidade de trabalhar fora de casa;
4) Conteúdos Planejados
· Trabalho infantil no Brasil;
· Mulheres no mercado de trabalho;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
· TV Pen drive
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos
· Introdução ao conteúdo com explicação oral – 5 a 10 minutos
· Interpretação do conteúdo através da aula expositiva no quadro negro e uso do livro didático – 10 a 25 minutos;
· Conclusão do conteúdo através de imagens extraídas da internet e exemplos do dia-a-dia – 25 a 30 minutos;
· Aplicação do conteúdo através da apresentação do vídeo exibido na TV pen drive – 30 a 40 minutos;
· Atividade elaborada e correção – 40 a 50 minutos
7) Formas de Avaliação
· Atividade no caderno com perguntas;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
· GOLDANI, Ana Maria. Mulheres e envelhecimento: desafios para os novos contratos inter-geracionais e de gêneros. In: CAMARANO (org). Muito Além dos 60: os novos idosos brasileiros, IPEA, Rio de Janeiro, 1999.
PLANO DE AULA 03 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 3
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho: Dupla jornada de trabalho
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Analisar os fatos que levaram o homem a trabalhar em dupla jornada de trabalho;
· Entender os motivos das mulheres lutarem para conseguir os mesmo direitos que o homem no mercado de trabalho;
3) Objetivos de domínio afetivo
· O aluno poderá entender os motivos de seus pais, amigos ou parentes de não terem tempo para se divertir, porque precisa trabalhar em jornada dupla com o objetivo de conseguir mais dinheiro para sustentabilidade da família;
· A entender as lutas pelas classes causadas pela desigualdade social e despertar no aluno a luta pelos seus direitos, pois todos irão participar do mercado de trabalho num futuro não muito distante;
4) Conteúdos Planejados
· Dupla jornada de trabalho;
· A luta pela igualdade no mercado de trabalho;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos
· Introdução do conteúdo através do livro didático – 5 a 10 minutos
· Interpretação do conteúdo através da aula expositiva no quadro negro – 10 a 25 minutos;
· Aplicação do conteúdo através do livro didático – 25 a 35 minutos
· Atividade elaborada e correção em sala de aula – 35 a 50 minutos
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada;
8) Referências Bibliográficas
· GOLDANI, Ana Maria. Mulheres e envelhecimento: desafios para os novos contratos inter-geracionais e de gêneros. In: CAMARANO (org). Muito Além dos 60: os novos idosos brasileiros, IPEA, Rio de Janeiro, 1999.
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
PLANO DE AULA 04 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 4
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Saber os motivos do aumento do trabalho informal;
· Entender os motivos do combate ao trabalho informal;
3) Objetivos de domínio afetivo
· O aluno poderá fazer uma correlação das diferenças entre os donos de lojas de shopping-centers e do camelô;
· O aluno vai conseguir entender os motivos que levam os fiscais a invadir as lojas de camelô para combater a pirataria e o contrabando de mercadorias sem impostos;
4) Conteúdos Planejados
· O trabalho informal;
· O combate ao trabalho informal;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
· TV Pen drive
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos
· Introdução ao conteúdo – 5 a 10 minutos
· Interpretação do conteúdo através da aula expositiva no quadro negro – 10 a 25 minutos
· Aplicação do conteúdo através do vídeo pela TV pen drive – 25 a 40 minutos
· Início da atividade elaborada - 40 a 50 minutos
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
· TOMAZI, Nelson D. Iniciação a Sociologia. São Paulo, Ed. Atual: 1993.
RESENHA DO VÍDEO – TRABALHO INFORMAL
O vídeo demonstra a realidade das pessoas que dependem do trabalho informal em feiras, camelôs, e da triste realidade da rotina dessas pessoas, que na maioria pertencem a uma classe social mais baixa em relação à empresários, funcionários públicos, ou de pessoas que possuem um trabalho formal.
O vídeo também destaca entrevistas com os vendedores e pessoas que dependem desse dinheiro para sobreviver.
PLANO DE AULA 05 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 5
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho - atividades
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Responder as perguntas das atividades do livro didático
3) Objetivos de domínio afetivo
· Não há. Só haverá revisão do que foi ensinado através das atividades do livro didático;
4) Conteúdos Planejados
· Atividades do livro didático;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Correção da atividade elaborada no final da aula anterior – 5 a 10 minutos
· Formulação dos grupos de 3 pessoas para questionário em sala de aula – 10 a 35 minutos;
· Correção da atividade em sala de aula – 35 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Questionário do livro didático;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
PLANO DE AULA 06 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 6
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Pirâmides etárias
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Saber analisar e interpretar os dados das pirâmides etárias;
· Comparar as pirâmides umas com as outras;
3) Objetivos de domínio afetivo
· É importante para o aluno avaliar as condições de vida da população e suas contradições sociais, com o objetivo de superá-las;
4) Conteúdos Planejados
· Leitura e interpretação das pirâmides etárias
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Introdução do conteúdo – 5 a 10 minutos;
· Interpretação do conteúdo através do livro didático no quadro negro – 10 a 20 minutos;
· Aplicação do conteúdo através da atividade do livro didático no caderno do aluno – 20 a 35 minutos;
· Correção da atividade do livro – 35 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Atividade em sala de aula;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
PLANO DE AULA 07 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Pizza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 7
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: População indígena no Brasil
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Compreender as condições de vida do índio no Brasil;
· Analisar o crescimento populacional indígena no Brasil;
· Ter noção do investimento na saúde indígena.
3) Objetivos de domínio afetivo
· Ajuda o aluno a não ficar preso a preconceitos contra o índio;
· Desperta o interesse pessoal na cultura indígena;
4) Conteúdos Planejados
· Condições de vida e crescimento populacional dos indígenas no Brasil
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
· TV Pen drive;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Introdução do conteúdo – 05 a 10 minutos;
· Interpretação do conteúdo através do livro didático no quadro negro – 10 a 25 minutos;
· Aplicação do conteúdo através da exibição do vídeo via TV pen drive – 25 a 40 minutos;
· Conclusão com debate;
7) Formas de Avaliação
· Leitura através do livro didático e vídeo em sala de aula;
8) Referências Bibliográficas
· CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo, Cia da Terra: 2001.
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
PLANO DE AULA 08 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Pizza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 8
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Prova
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Responder as perguntas da avaliação
3) Objetivos de domínio afetivo
· Não há
4) Conteúdos Planejados
· Não há;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Orientações sobre a aplicação da prova – 5 a 10 minutos;
· Aplicação da prova – 10 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Prova com perguntas;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
PLANO DE AULA 09 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Pizza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 9
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Consumo das famílias
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Entender os motivos das diferentes condições de moradia entre as pessoas;
· Compreender o processo do crescimento do déficit habitacional;
· Analisar de que maneira funciona o saneamento básico;
· Ter noção da preservação dos recursos hídricos;
3) Objetivos de domínio afetivo
· Faz o aluno entender os motivos das desigualdades sociais, através da observação entre diferentes lugares da cidade (periferia, centro, bairros, etc.)
· Conscientiza o aluno sobre a importância dos rios e lagos para o ser humano e para a própria natureza;
4) Conteúdos Planejados
· Condições de moradia;
· Saneamento básico;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Entrega das notas da prova – 5 a 10 minutos;
· Introdução do conteúdo no livro didático – 10 a 15 minutos;
· Interpretação do conteúdo através do livro didático no quadro negro – 15 a 25 minutos;
· Aplicação do conteúdo através de atividade elaborada – 25 a 40 minutos;
· Correção da atividade – 40 a 50 minutos
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
PLANO DE AULA 10 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Pizza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 10
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Consumo das famílias – Energia elétrica
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Entender o processo de transformação da energia elétrica através da usina hidrelétrica;
· A compreender as causas da falta de eletricidade;
· Avaliar o consumo dos bens duráveis;
3) Objetivos de domínio afetivo
· Faz com que o aluno perceba a importância da economia da energia elétrica;
· Ajuda o aluno na escolha da compra de seus bens duráveis;
4) Conteúdos Planejados
· Energia Elétrica;
· Brasil sem eletricidade;
· Bens de consumo duráveis;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Introdução do conteúdo – 5 a 10 minutos;
· Interpretação do conteúdo através de exemplos no quadro negro - 10 a 20 minutos;
· Aplicação do conteúdo através do vídeo exibido pela TV pen drive – 20 a 40 minutos;
· Aplicação da atividade elaborada – 40 a 50 minutos;
7) Formas de Avaliação
· Atividade elaborada
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
PLANO DE AULA 11 (6ª série)
1) Identificação
Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 11
Número total de aulas: 11
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Atividade do livro didático
2) Objetivos
Os alunos deverão:
· Responder as perguntas do questionário do livro didático;
3) Objetivos de domínio afetivo
· Não há;
4) Conteúdos Planejados
· Condições de moradia;
· Saneamento básico;
· Energia Elétrica;
· Bens de consumo duráveis;
5) Recursos Didáticos
· Quadro negro;
· Livro didático;
· TV Pen drive;
6) Procedimentos Metodológicos
· Chamada – 0 a 5 minutos;
· Introdução do conteúdo com leitura do texto – 5 a 10 minutos;
· Aplicação do conteúdo no quadro negro e uso de imagens através da TV pen drive – 10 a 25 minutos;
· Interpretação do conteúdo através das atividades do livro didático – 25 a 40 minutos;
· Correção das atividades – 40 a 50 minutos
7) Formas de Avaliação
· Atividade do livro didático;
8) Referências Bibliográficas
· SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário