Pesquisar este blog

domingo, 3 de julho de 2011

Planos de aula - Mercado de trabalho - 6ª série

PLANOS DE AULA - 6ª SÉRIE

PLANO DE AULA 01 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 1
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho

2)     Objetivos

Os alunos deverão:
·       Compreender o que é PEA (População Economicamente Ativa), através da divisão dos setores econômicos;
·       Analisar os fatos que podem causar o desemprego, dando exemplos do nosso país, citando a inserção da robotização;

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       Ajuda o aluno a entender o alto índice de desemprego ou de falta de oportunidade de emprego no país;


4)     Conteúdos Planejados

·       Definição e características do PAE;
·       Motivos causadores do desemprego e os tipos de desemprego;
·       O desemprego causado pela robotização no mundo moderno;


5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático;
·       TV Pen drive; 

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos;
·       Introdução ao conteúdo – 5 a 10 minutos;
·       Interpretação do conteúdo através da aula expositiva no quadro negro e imagens pela TV pen drive, mostrando as atividades relacionadas aos setores primários, secundários e terciários do mercado de trabalho – 10 a 25 minutos;
·       Conclusão do conteúdo, ressaltando os fatos atuais que estão ocorrendo em relação à robotização, e o aumento das exigências do trabalho qualificado;
·       Aplicação do conteúdo através do debate em sala – 25 a 35 minutos;
·       Atividade elaborada – 35 a 50 minutos;

7)     Formas de Avaliação

·       Atividade elaborada;

8)     Referências Bibliográficas

·        SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
·        CAMARANO, Ana Amélia, PASINATO, Maria Tereza, KANSO, Solange e VIANNA, Carol. Os jovens Brasileiros no Mercado de Trabalho in: IPEA, Boletim do Mercado de Trabalho, n. 21, Rio de Janeiro, 2003.

PLANO DE AULA 02 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 2
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho: Inserção da criança e da mulher

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·       Entender os motivos da elevação do número de crianças no mercado de trabalho;
·       Compreender os motivos da elevação do número de mulheres no mercado de trabalho.

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       Alertar ao aluno as possíveis realidades que podem ocorrer com o próprio se caso ele começar a trabalhar antes da hora;
·       Ajuda o aluno a entender os motivos de sua mãe sentir a necessidade de trabalhar fora de casa;

4)     Conteúdos Planejados

·       Trabalho infantil no Brasil;
·       Mulheres no mercado de trabalho;


5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático; 
·       TV Pen drive

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos
·       Introdução ao conteúdo com explicação oral – 5 a 10 minutos
·       Interpretação do conteúdo através da aula expositiva no quadro negro e uso do livro didático – 10 a 25 minutos;
·       Conclusão do conteúdo através de imagens extraídas da internet e exemplos do dia-a-dia – 25 a 30 minutos;
·       Aplicação do conteúdo através da apresentação do vídeo exibido na TV pen drive – 30 a 40 minutos;
·       Atividade elaborada e correção – 40 a 50 minutos

7)     Formas de Avaliação

·       Atividade no caderno com perguntas;


8)     Referências Bibliográficas

·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
·       GOLDANI, Ana Maria. Mulheres e envelhecimento: desafios para os novos contratos inter-geracionais e de gêneros. In: CAMARANO (org). Muito Além dos 60: os novos idosos brasileiros, IPEA, Rio de Janeiro, 1999.

PLANO DE AULA 03 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 3
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho: Dupla jornada de trabalho

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·       Analisar os fatos que levaram o homem a trabalhar em dupla jornada de trabalho;
·       Entender os motivos das mulheres lutarem para conseguir os mesmo direitos que o homem no mercado de trabalho;

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       O aluno poderá entender os motivos de seus pais, amigos ou parentes de não terem tempo para se divertir, porque precisa trabalhar em jornada dupla com o objetivo de conseguir mais dinheiro para sustentabilidade da família;
·       A entender as lutas pelas classes causadas pela desigualdade social e despertar no aluno a luta pelos seus direitos, pois todos irão participar do mercado de trabalho num futuro não muito distante;

4)     Conteúdos Planejados

·       Dupla jornada de trabalho;
·       A luta pela igualdade no mercado de trabalho;


5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático; 

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos
·       Introdução do conteúdo através do livro didático – 5 a 10 minutos
·       Interpretação do conteúdo através da aula expositiva no quadro negro – 10 a 25 minutos;
·       Aplicação do conteúdo através do livro didático – 25 a 35 minutos
·       Atividade elaborada e correção em sala de aula – 35 a 50 minutos

7)     Formas de Avaliação

·       Atividade elaborada;

8)     Referências Bibliográficas

·       GOLDANI, Ana Maria. Mulheres e envelhecimento: desafios para os novos contratos inter-geracionais e de gêneros. In: CAMARANO (org). Muito Além dos 60: os novos idosos brasileiros, IPEA, Rio de Janeiro, 1999.
·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.


PLANO DE AULA 04 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 4
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·       Saber os motivos do aumento do trabalho informal;
·       Entender os motivos do combate ao trabalho informal;

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       O aluno poderá fazer uma correlação das diferenças entre os donos de lojas de shopping-centers e do camelô;
·       O aluno vai conseguir entender os motivos que levam os fiscais a invadir  as lojas de camelô para combater a pirataria e o contrabando de mercadorias sem impostos;

4)     Conteúdos Planejados

·       O trabalho informal;
·       O combate ao trabalho informal;


5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático; 
·       TV Pen drive

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos
·       Introdução ao conteúdo – 5 a 10 minutos
·       Interpretação do conteúdo através da aula expositiva no quadro negro – 10 a 25 minutos
·       Aplicação do conteúdo através do vídeo pela TV pen drive – 25 a 40 minutos
·       Início da atividade elaborada - 40 a 50 minutos

7)     Formas de Avaliação

·       Atividade elaborada;

8)     Referências Bibliográficas

·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.
·       TOMAZI, Nelson D. Iniciação a Sociologia. São Paulo, Ed. Atual: 1993.

RESENHA DO VÍDEO – TRABALHO INFORMAL

O vídeo demonstra a realidade das pessoas que dependem do trabalho informal em feiras, camelôs, e da triste realidade da rotina dessas pessoas, que na maioria pertencem a uma classe social mais baixa em relação à empresários, funcionários públicos, ou de pessoas que possuem um trabalho formal.
O vídeo também destaca entrevistas com os vendedores e pessoas que dependem desse dinheiro para sobreviver.

PLANO DE AULA 05 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 5
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: O mercado de trabalho - atividades

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·       Responder as perguntas das atividades do livro didático

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       Não há. Só haverá revisão do que foi ensinado através das atividades do livro didático;




4)     Conteúdos Planejados

·       Atividades do livro didático;


5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático; 

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos;
·       Correção da atividade elaborada no final da aula anterior – 5 a 10 minutos
·       Formulação dos grupos de 3 pessoas para questionário em sala de aula – 10 a 35 minutos;
·       Correção da atividade em sala de aula – 35 a 50 minutos;

7)     Formas de Avaliação

·       Questionário do livro didático;

8)     Referências Bibliográficas

·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.


PLANO DE AULA 06 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 6
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Pirâmides etárias

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·     Saber analisar e interpretar os dados das pirâmides etárias;
·     Comparar as pirâmides umas com as outras;

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       É importante para o aluno avaliar as condições de vida da população e suas contradições sociais, com o objetivo de superá-las;


4)     Conteúdos Planejados

·       Leitura e interpretação das pirâmides etárias


5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático; 

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos;
·       Introdução do conteúdo – 5 a 10 minutos;
·       Interpretação do conteúdo através do livro didático no quadro negro – 10 a 20 minutos;
·       Aplicação do conteúdo através da atividade do livro didático no caderno do aluno – 20 a 35 minutos;
·       Correção da atividade do livro – 35 a 50 minutos;

7)     Formas de Avaliação

·       Atividade em sala de aula;

8)     Referências Bibliográficas

·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.


PLANO DE AULA 07 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Pizza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 7
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: População indígena no Brasil

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·       Compreender as condições de vida do índio no Brasil;
·       Analisar o crescimento populacional indígena no Brasil;
·       Ter noção do investimento na saúde indígena.

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       Ajuda o aluno a não ficar preso a preconceitos contra o índio;
·       Desperta o interesse pessoal na cultura indígena;


4)     Conteúdos Planejados

·       Condições de vida e crescimento populacional dos indígenas no Brasil

5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático;
·       TV Pen drive;

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos;
·       Introdução do conteúdo – 05 a 10 minutos;
·       Interpretação do conteúdo através do livro didático no quadro negro – 10 a 25 minutos;
·       Aplicação do conteúdo através da exibição do vídeo via TV pen drive – 25 a 40 minutos;
·       Conclusão com debate;

7)     Formas de Avaliação

·       Leitura através do livro didático e vídeo em sala de aula;

8)     Referências Bibliográficas

·       CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos índios no Brasil. São Paulo, Cia da Terra: 2001.
·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.

PLANO DE AULA 08 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Pizza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 8
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Prova

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·       Responder as perguntas da avaliação

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       Não há


4)     Conteúdos Planejados

·       Não há;
5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos;
·       Orientações sobre a aplicação da prova – 5 a 10 minutos;
·       Aplicação da prova – 10 a 50 minutos;

7)     Formas de Avaliação

·       Prova com perguntas;

8)     Referências Bibliográficas

·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.

PLANO DE AULA 09 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Pizza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 9
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Consumo das famílias

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·     Entender os motivos das diferentes condições de moradia entre as pessoas;
·     Compreender o processo do crescimento do déficit habitacional;
·     Analisar de que maneira funciona o saneamento básico;
·     Ter noção da preservação dos recursos hídricos;

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       Faz o aluno entender os motivos das desigualdades sociais, através da observação entre diferentes lugares da cidade (periferia, centro, bairros, etc.)
·       Conscientiza o aluno sobre a importância dos rios e lagos para o ser humano e para a própria natureza;

4)     Conteúdos Planejados

·       Condições de moradia;
·       Saneamento básico;

5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático; 

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos;
·       Entrega das notas da prova – 5 a 10 minutos;
·       Introdução do conteúdo no livro didático – 10 a 15 minutos;
·       Interpretação do conteúdo através do livro didático no quadro negro – 15 a 25 minutos;
·       Aplicação do conteúdo através de atividade elaborada – 25 a 40 minutos;
·       Correção da atividade – 40 a 50 minutos

7)     Formas de Avaliação

·       Atividade elaborada;

8)     Referências Bibliográficas

·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.

PLANO DE AULA 10 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Pizza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 16/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 10
Número total de aulas: 12
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Consumo das famílias – Energia elétrica

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·       Entender o processo de transformação da energia elétrica através da usina hidrelétrica;
·       A compreender as causas da falta de eletricidade;
·       Avaliar o consumo dos bens duráveis;

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       Faz com que o aluno perceba a importância da economia da energia elétrica;
·       Ajuda o aluno na escolha da compra de seus bens duráveis;

4)     Conteúdos Planejados

·       Energia Elétrica;
·       Brasil sem eletricidade;
·       Bens de consumo duráveis;

5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos;
·       Introdução do conteúdo – 5 a 10 minutos;
·       Interpretação do conteúdo através de exemplos no quadro negro - 10 a 20 minutos;
·       Aplicação do conteúdo através do vídeo exibido pela TV pen drive – 20 a 40 minutos;
·       Aplicação da atividade elaborada – 40 a 50 minutos;

7)     Formas de Avaliação

·       Atividade elaborada

8)     Referências Bibliográficas

·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.

PLANO DE AULA 11 (6ª série)

1)     Identificação

Instituição: Colégio Estadual Paulo Freire
Bairro: Jd. Piza
Série: 6ª
Turma: D
Professora: Elisabete A. Salvador    email: betesalvador@live.com
Telefone: 99010334
Disciplina: Geografia
Estagiários: Fabrício Pereira da Silva e Guilherme Mendonça de Noronha
Período das aulas: 24/05/11 à 22/06/11
Dias das aulas: Terça-Feira e Sexta-Feira
Turno: Vespertino
Aula nº 11
Número total de aulas: 11
Duração da aula: 50 minutos
Tema da unidade: Atividade do livro didático

2)     Objetivos

Os alunos deverão:

·       Responder as perguntas do questionário do livro didático;

3)     Objetivos de domínio afetivo

·       Não há;

4)     Conteúdos Planejados

·       Condições de moradia;
·       Saneamento básico;
·       Energia Elétrica;
·       Bens de consumo duráveis;

5)     Recursos Didáticos

·       Quadro negro;
·       Livro didático;
·       TV Pen drive;

6)     Procedimentos Metodológicos

·       Chamada – 0 a 5 minutos;
·       Introdução do conteúdo com leitura do texto – 5 a 10 minutos;
·       Aplicação do conteúdo no quadro negro e uso de imagens através da TV pen drive – 10 a 25 minutos;
·       Interpretação do conteúdo através das atividades do livro didático – 25 a 40 minutos;
·       Correção das atividades – 40 a 50 minutos

7)     Formas de Avaliação

·       Atividade do livro didático;

8)     Referências Bibliográficas

·       SAMPAIO, Fernando do Santos; MEDEIROS, Marlon Clóvis Geografia 7. São Paulo, SM: 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário